terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

TESTE FÍSICO CONCURSO COMLURB 2015





11.7. A Prova de Capacitação Física será realizada independentemente das condições meteorológicas, a critério do IBFC.

11.8. Para submeter-se à Prova de Capacitação Física, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar atestado médico específico, conforme modelo do Anexo IV, constando suas plenas condições de saúde, capacitando-o a participar da prova, de acordo com o previsto neste Edital.

11.8.1. O atestado médico deverá ter data de emissão de, no máximo, 30 (trinta) dias antes da data da realização da Prova de Capacitação Física.

11.8.2. O candidato que deixar de apresentar o atestado médico ou apresentá-lo em desconformidade com o modelo constante no Anexo IV, não poderá ser submetido à Prova, sendo, automaticamente, eliminado do Concurso.

11.9. A Prova de Capacitação Física para candidatos de ampla concorrência, negros e índios consistirá de 04 (quatro) testes físicos e a Prova de Capacitação Física para Pessoa Com Deficiência consistirá de 02 (dois) testes físicos, todos de caráter eliminatório e classificatório, sendo considerado APTO o candidato que alcançar o
desempenho e pontuação mínima exigida conforme Anexo III.

11.9.1. Quando a repetição, a distância e o tempo aferido estiverem entre os números expostos nas tabelas, será considerada, respectivamente, a maior pontuação;

11.9.2. A Prova de Capacitação Física para Pessoa Com Deficiência terá peso 2.

11.10. O teste de Flexão de cotovelos sobre solo (4 apoios) será realizado apenas para candidatos de ampla concorrência, negros e índios. Os candidatos deverão realizar o teste da seguinte maneira:

11.10.1. Para o sexo masculino:

a) Posição inicial: as duas mãos no solo, braços estendidos e ponta dos pés no solo, articulação do quadril totalmente estendida e alinhada entre coluna cervical, torácica e lombar;

b) Pontos de contato com o solo: ponta dos pés e palmas das mãos;

c) Validação da contagem: será quando os braços formarem um ângulo de 90° (noventa graus) em relação ao antebraço, e retornarem à posição estendida, completando assim, uma repetição. As mãos estarão espalmadas e apoiadas no solo, indicadores paralelos voltados para frente, braços estendidos com abertura entre as mãos próximas à largura biacromial. No momento da flexão dos cotovelos, deverá alinhá- los com os ombros, de forma que a projeção dos cotovelos formem um ângulo aproximado de 45° com relação ao tronco. A prova terá duração de 1 minuto.

11.10.2. Para o sexo feminino:

a) Posição inicial: as duas mãos no solo, braços estendidos e joelhos no solo, articulação do quadril totalmente estendida e alinhada entre coluna cervical, torácica e lombar.

b) Pontos de contato com o solo: joelhos e palmas das mãos.

c) Validação da contagem: será quando os braços formarem um ângulo de 90° em relação ao antebraço, e retornarem à posição estendida, completando assim, uma repetição. As mãos estarão espalmadas e apoiadas no solo, indicadores paralelos voltados para frente, braços estendidos com abertura entre as mãos próximas à largura biacromial. No momento da flexão dos cotovelos deverá alinhá-los com os ombros, de forma que a projeção dos cotovelos formem um ângulo aproximado de 45˚ com relação ao tronco. A prova terá duração de 1 minuto.

11.10.3. Vedado:

a) Encostar o peito no chão;

b) Mudar a posição das mãos, depois de iniciado o teste;Página 15 de 25

c) Desalinhar a coluna em relação ao quadril e pés/joelho;

d) Não estender totalmente os cotovelos;

e) Não flexionar os cotovelos no ângulo exigido.

11.11. O teste de Flexão Abdominal (Masculino e Feminino) será realizado apenas para candidatos de ampla concorrência, negros e índios. Os candidatos deverão realizar o teste da seguinte maneira:

a) Posição inicial: deitado (a) em decúbito dorsal, com os joelhos flexionados (90˚) e os pés apoiados por um outro candidato, as mãos fixas às têmporas.

b) Execução: Após a autorização para início do movimento, o(a) candidato(a) deverá flexionar o quadril até que os cotovelos toquem os joelhos, retornando à posição inicial e quando as escápulas tocarem o solo, será validada a contagem. A prova terá duração de 1 minuto.

11.11.1. Vedado:

a) Retirar às mãos das têmporas;

b) Não encostar os cotovelos nos joelhos;

c) Não encostar as escápulas no solo quando estender o quadril;

d) Elevar o quadril para facilitar o movimento de flexão.

11.12. No teste de Shutle Run (Corrida de ir e vir) (Masculino e Feminino), o(a) candidato(a) deverá realizar o testeda seguinte maneira:

a) Posição inicial: Os(as) candidatos(as) deverão estar posicionados(as) atrás da linha de partida, na posição de pé, oposto(a) em que se encontram os cubos.
b) Execução: Após a autorização para início do movimento, o(a) candidato(a) correrá em direção aos blocos em máxima velocidade, que ficarão a uma distância de 9,14 (metros), apanhará o 1° bloco (à escolha do avaliado(a)), retornando à linha de partida, colocando-o atrás desta linha. Em seguida repetirá o movimento, apanhando o 2° bloco, retornando a linha de partida e colocando-o junto do primeiro.

11.12.1. Vedado:

a) Jogar/arremessar os blocos a qualquer tempo;

b) Pisar na linha de largada, antes do início da prova.

11.13. No teste de Corrida de 12 minutos (Masculino e Feminino), o(a) candidato(a) deverá realizar o teste da seguinte maneira:

a) Posição inicial: Os (as) candidatos(as) deverão estar posicionados(as) atrás da linha de partida, em uma pista de atletismo (400 m) ou em um local plano e sem obstáculos previamente demarcados.

b) Execução: O (a) candidato(a) deverá percorrer a distância mínima exigida, no tempo máximo de 12 (doze) minutos, admitindo-se eventuais paradas ou execução de trechos em marcha, sem auxílio de terceiros. O início e o término dos testes se farão com um silvo longo de apito ou sinalização visual, quando o cronômetro será acionado/interrompido. Ao sinal de término do teste, o(a) candidato(a) deverá interromper a trajetória da corrida, evitando ganhar terreno. Para tanto será autorizado a voltar à calma, caminhando perpendicularmente no sentido da corrida e aguardando sua liberação por parte do examinador. A não obediência a essa orientação acarretará na eliminação do candidato do Concurso.

11.13.1. Vedado:

a) Prestar ou receber qualquer tipo de ajuda física;

b) Abandonar o circuito antes da liberação do examinador.

11.14. O candidato deverá executar cada um dos testes em apenas uma tentativa.

11.14.1. Quando considerado INAPTO em qualquer um dos testes físicos, o candidato não dará continuidade aos demais, sendo, portanto, automaticamente ELIMINADO do Concurso Público.

11.15. O (a) candidato(a) que vier a acidentar-se em qualquer um dos testes da Prova de Capacitação Física estará automaticamente eliminado(a) do Concurso. Página 16 de 25

11.16. O resultado de cada teste será registrado pelo examinador na Ficha de Avaliação do candidato.

11.17. Fica vedado o uso de qualquer acessório para execução dos testes físicos da Prova de Capacitação Física, a saber: joelheira, cotoveleira, luva, tensor, bandagens, qualquer tipo de reprodutor de áudio etc.
11.18. Considerando-se que a Prova de Capacitação Física se constitui de testes que exigem capacidade física plena dos candidatos, sob pena de prejuízo à sua saúde, será excluído do certame candidato (a) que, na data e local designados para prestação das provas, tenha se acidentado, que esteja doente ou que, por qualquer motivo, não tenha condições físicas plenas para realização das provas.

11.19. O candidato que por qualquer motivo não concluir os testes da Prova de Capacitação Física estará eliminado do concurso.

11.20. Os testes previstos para esta etapa do concurso serão executados pelo candidato na ordem definida pela comissão examinadora.

11.21. O candidato que não atingir a pontuação mínima exigida conforme Anexo III, será considerado INAPTO e
eliminado do Concurso Público.



Um comentário: